Você confiaria o futuro da sua empresa a alguém que não entende de gente?
- Ana Lícia Reis

- 3 de jun. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jun. de 2025

O RH É Liderança!
Quando Cuidar de Gente é Cuidar de Negócios Prósperos, no Dia do Profissional de RH, é Tempo de Reverenciar.
De fazer uma pausa para olhar, com apreciação e admiração, para esse papel essencial nas organizações que, aliás, marcou o início da minha própria jornada profissional. Em 1999, eu vivia um momento de plenitude na área de Recursos Humanos. Sabia que aquele era o meu lugar.
Me sentia reconhecida, bem posicionada. E desejei fazer aquilo que eu já fazia bem: desenvolver pessoas com visão estratégica, para muito mais gente, em mais lugares e com ainda mais impacto!
Essa pergunta, que carrega o título do artigo, me conduziu a um mergulho ainda mais profundo no autoconhecimento que sempre foi a minha rota, o meu foco. E a partir dali, compreendi com mais nitidez: quando estamos alinhados com quem somos, florescemos resultados.
E mais que isso: nos tornamos agentes de transformação real.

O Novo RH: Consciência Estratégica a Serviço de Negócios Vivos
Hoje, mais do que nunca, o RH deixou de ser apenas um suporte organizacional para se tornar o centro sistêmico de decisões e cultura. Está presente:
• Nas empresas com governança sólida, que buscam sustentabilidade de longo prazo,
• Nos negócios em reconstrução, onde a cultura precisa ser realinhada com o novo ciclo,
• Nas startups em expansão, que desejam crescer sem perder identidade,
• E em organizações que sabem que tecnologia, performance e saúde integral precisam caminhar juntas.
• Onde já não há mais organogramas, elas estão organizadas em redes fluidas, ambientes híbridos e zonas cinzentas de decisão.
Segundo a Gartner (2025): 88% dos líderes de RH identificam a personalização da experiência dos colaboradores como diferencial estratégico. Além disso, 67% reconhecem que a inteligência artificial transformará profundamente o people analytics.
E ainda: líderes conscientes, ao construir a estratégia da empresa, incluem naturalmente a pergunta essencial: “Qual é a estratégia de pessoas que vai sustentar tudo o que queremos construir?”
Porque negócios, resultados e inovação são feitos de gente.

As pessoas são o centro dos negócios e o RH tem as estratégias, a tecnologia e a competência para alinhar sentimentos, desejos e capacidades à visão da organização.
Gosto de dizer que o RH é o elo entre propósito, cultura, performance e percepção de valor no mercado, porque a forma como tratamos nossa gente diz sobre quem realmente somos. É quem busca inteligência artificial para promover ainda mais a inteligência natural.
É quem protege a reputação institucional e sustenta decisões críticas como sucessão, gestão de risco e cultura em ciclos de crise. É quem educa os demais líderes sobre o impacto humano de suas decisões.
Liderar bem não é possível sem um RH maduro e estratégico.
Um CEO atento sabe: a força estratégica está e sempre esteve na área de Gente.

Profissional de RH: Você que Lidera Estratégias para Pessoas e para a Prosperidade Real
Hoje, celebro você que escolheu uma missão que vai muito além de cuidar de gente.
Você que decidiu liderar a transformação das pessoas como caminho para negócios mais prósperos, éticos e regenerativos. RH não é um coadjuvante. É o protagonista. RH escuta a cultura enquanto conversa com dados.
E antecipa futuros, ancorando identidades. Que está no board sem perder o olhar para a dor silenciosa do colaborador. Que estrutura decisões com impacto no longo prazo sucessão, cultura, reputação, lendo riscos intangíveis ao traduzir propósito em valor real.
Porque a cultura se sustenta nos detalhes: uma escuta honesta, um feedback estruturado, um líder coerente.
Nenhuma transformação é sustentável se não for humana. E nenhum negócio é realmente próspero se não respeita o ritmo, o talento e a saúde de quem o faz acontecer. E para você que está começando ou, como eu, já está há muito tempo nessa jornada volte também aos seus alicerces.
Revisite o que te move. Escute a sua própria voz antes de todas as outras. Talvez aí esteja o próximo passo. O próximo tempo de liderar.
Porque somos RH, aqui onde a inteligência relacional cria estrutura, desafia e humaniza as decisões que definem o futuro dos negócios.
Ana Lícia Reis
Com admiração e propósito
Fundadora | Plena Mente DHO






Comentários