top of page

Transformações verdadeiras envolvem um olhar sistêmico!

Você já parou para refletir sobre a complexidade do ser humano?

É fascinante pensar que nenhuma ferramenta, teoria ou conceito é capaz de abarcar todas as nuances e questões que envolvem nossa existência. No entanto, existe uma poderosa força transformadora que pode nos guiar nessa jornada de autodescoberta: a interação humana qualificada. É através desse caminho que podemos desvendar os mistérios da nossa própria integralidade.



Na jornada do herói descrita por Campbel, por mais apoiadores que uma pessoa encontre, o elixir só será entregue por ela à ela mesma. Este é o começo de uma jornada realizada no processo de integralidade do ser a partir do pensamento sistêmico, a qual como terapeuta integrativa realizo com meus clientes.


Uma das bases do pensamento sistêmico é de que o todo é maior que a soma das partes. Assim, num processo terapêutico sistêmico e integrativo entendo que cada pessoa é um sistema em si em relacionamento com outros sistemas, e que ela é a propulsora dos modelos relacionais, sendo ela capaz de mobilizar esses sistemas de dentro para fora, entretanto raramente capaz de ver sozinha toda a interdependência vivenciada e os afetos contidos nessa interrelacionadade.


Desta forma, a percepção do todo, do panorama geral traz algumas hipóteses para as questões trazidas, e funciona como um plano de fundo para a questão em si, que se mostra como a parte explícita relacionada ao todo.


Este conceito é uma ferramenta que ajuda a pessoa a perceber esse panorama mais amplo e a ter novas percepções, interações e pontos de vista sobre as motivações, permanência e configuração desse sistema maior, o qual pode ser de grande valia para o entendimento e corresponsabilização pela mudança.


Muitas vezes, a mudança de ponto de vista já é geradora de ressignificações e transformações, mas outras vezes é preciso demonstrar de forma prática as interações dessa parte com o todo e vice-versa. Esse movimento dinâmico ajuda e muito no entendimento das partes envolvidas e a observar a importância e relevância dessa interação para o todo.



E para isto utilizo algumas ferramentas de campo sistêmico, PNL Sistêmica, Jogo de tabuleiro e perguntas geradoras desse olhar todo-parte-relações. No processo integrativo sistêmico a proposta é a autorresponsabilidade, a desconstrução de algumas certezas limitadoras, o entendimento das forças do campo e a promoção de uma relação mais possibilitadora para a pessoa junto aos demais sistemas.


Nada poderá se transformar enquanto você não transforma.

Muitas vezes, buscamos mudanças externas, esperando que circunstâncias ou outras pessoas nos proporcionem a transformação que desejamos. No entanto, essa frase nos lembra que a verdadeira mudança começa dentro de nós mesmos, para então olhar o mundo a sua volta de uma forma diferente!



Cada um de nós é responsável por nossa própria jornada de crescimento e evolução. Precisamos estar dispostos a refletir sobre nossos padrões de pensamento, comportamentos e crenças limitantes, e estar abertos a explorar novas perspectivas e maneiras de ser.


Por vezes, a simples mudança de ponto de vista já é suficiente para gerar ressignificações e transformações significativas.


Ficou interessado pelo tema? Será um prazer contribuir em sua jornada!


Clique e saiba mais!




 
 
 

Comentários


LiXiaumajornadahumana

  • alt.text.label.LinkedIn
  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.Facebook

©2022 por LiXiaumajornadahumana. Orgulhosamente criado por 7Line Design de Mídias. 

bottom of page